No quesito saúde, os pricipais centros de saúde são o Hospital Municipal Getúlio Vargas e o Postão Municipal da Rua Justino Camboim. Vários postos de saúde, espalhados em diversos bairros da cidade, entretanto, fazem o maior número dos atendimentos à população. Registre-se que a cidade também conta com unidades médicas particulares e/ou conveniadas a empresas, como por exemplo a Sapucaia Clínicas, que tem sede no município, na avenida João Pereira de Vargas.
Hospital Municipal Getúlio Vargas
O Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) é uma autarquia da Prefeitura, tendo sido inaugurado em 14 de setembro de 1970 e em 2005 atende a população não só de Sapucaia do Sul, mas também de cidades vizinhas e de outras regiões do Estado. Em julho de 2005 a prefeitura lançou um informativo especial do hospital, chamado O Getulinho, o qual em 16 páginas contou fatos da história, situação atual e expectativas futuras para esta unidade de saúde.
Estatísticas
Em julho de 2005, os números apontam que o Getúlio Vargas tem 211 leitos, um percentual de 94% de atendimentos vindo do Sistema Único de Saúde (SUS). A taxa média de ocupação oscila por volta de 66% e a média de pacientes atendidos por dia chega a 121. Além disso, um total de 532 servidores compõem o quadro de pessoal da casa.
O hospital utiliza em média 719 AIHs por mês e atende na emergência cerca de 7109 pacientes por mês.
O HMGV presta atendimento de urgência e emergência em diversas especialidades médicas. Durante as 24 h do dia o mesmo mantém plantão nas seguintes especialidades: 2 médicos Clínicos gerais, 2 Peiatras, 1 Cirurgião geral, 1 médicos intensivista e 1 médico obstétra.
Saúde em Sapucaia do Sul
Informação marcada como: Saúde